Original Article URL: http://sobremotos.solupress.com/sobremotos/news/articles/article488.asp


Cuidados na Instalação de Acessórios Elétricos

By Gepetos Motorcycles , Clique no nome do autor ao lado para comentar.

Sunday, 11 May, 2008


Antes das dicas prometidas, faremos um breve relato do funcionamento básico, objetivando esclarecer aos leitores, porque da necessidade de um sistema elétrico, em qualquer que seja o veículo automotivo.

Em síntese, todo veículo automotivo necessita de um sistema elétrico próprio, o qual é responsável, principalmente, pela geração da faísca que provocará a explosão e, conseqüentemente, fará com que o motor gire. É claro que em seu desenvolvimento, tornou-se necessário implementar tal veículo com outros equipamentos básicos, até por questões de segurança, assim como o farol, lanternas, setas, luz de freio, solicitando portanto, uma fonte com maior capacidade de energia, devidamente dimensionada (bateria), bem como a adequação da bitola da fiação elétrica, pois o gerador teria que ter dimensões absurdas para suprir toda a potência exigida para alimentar tais equipamentos.

Porém, a maioria dos proprietários sempre gosta de incrementar sua moto com uma série de acessórios elétricos, diferenciando, dessa forma, sua personalização.

Acontece, entretanto, que, no desenvolvimento do projeto elétrico da motocicleta, normalmente não está previsto o acúmulo de carga (instalação de acessórios elétricos).

Portanto, qualquer instalação de acessório elétrico (especialmente faróis auxiliares e/ou lâmpadas de maior potência), carece de alguns cuidados, objetivando não causar problemas ao sistema exclusivo da moto, evitando como conseqüência, prejuízos financeiros, além do desagrado de se estragar um passeio junto com outros amigos, bem como ter que recorrer a resgates, pois sua moto irá “apagar”. O prejuízo poderá ser desde um simples fusível, até a queima do “chicote” de fiação e, em alguns casos até de incêndio.

Bem, com toda essa dissertação, pergunta-se: Qual a solução?

A solução está em solicitar à oficina que faça uma instalação exclusiva e totalmente independente do sistema elétrico da moto, através de fusível, fiação e relé, devidamente dimensionados para tal, partindo da bateria e tendo como caminhamento da fiação, local escolhido longe de partes móveis e de altas temperaturas, assim como articulações de bancos, escapamentos e outros acessórios que possam “beliscar” ou aquecer o condutor, causando curto-circuito e conseqüentemente a perda de operação do acessório em questão.

É importante salientar que a bateria deverá estar em excelentes condições de carga, pois ela é a grande e única responsável pela fonte de alimentação elétrica de sua moto, caso contrário você certamente irá danificar o retificador/regulador e até o estator do gerador, com prejuízos ainda maiores.

Jamais se deve interromper ou derivar do chicote da moto qualquer alimentação para um acessório elétrico!

Com o exposto, provavelmente se evitarão todos os problemas descritos, além de se manter a moto conservada de forma original.


Gepetos Motorcycles
Oficina especializada, lavagem e venda de motos
Fone: (11) 2094-6060
Endereço: Rua Candia, 46 - Tatuapé - Capital de São Paulo - SP


Foto: Divulgação